calor
calor

ALERTA DA DEFESA CIVIL: Calor intenso continua nos próximos dias

A Defesa Civil divulgou um alerta sobre a forte onda de calor. Em Bauru, de terça (06/10) até domingo (11/10), a temperatura máxima pode ficar acima de 40ºC.

Além disso, os índices de umidade do ar devem ficar, novamente, em níveis críticos.

A Defesa Civil orienta: “Hidrate-se! Prefira ambientes arejados, evitando aglomerações; Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol; E preste atenção a idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente.”

Nova onda de calor
De acordo com o Climatempo, uma intensa onda de calor ainda está ativa sobre o Brasil e mantém as temperaturas muito acima do normal.

Temperaturas de 40°C a 45°C ainda podem ser observadas nos estados do Centro-Oeste e de até 43°C no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Áreas do norte do Paraná podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.

Em Bauru, a máxima pode chegar aos 41ºC nos próximos dias:

Recorde absoluto de calor do BR
O Climpatempo explica que essa onda de calor já ocasionou a quebra de recordes históricos de calor em vários estados do país, inclusive em capitais, mas poderá estabelecer um novo recorde de calor absoluto para o Brasil.

Segundo dados oficiais do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia -, a maior temperatura oficialmente medida no Brasil é 44,7°C em Bom Jesus do Piauí, em 21/11/2005. Mas nesta segunda-feira, 5 de outubro de 2020, a marca de 44,6°C foi alcançada em Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso.

Esta temperatura de 44,6°C é o segundo maior valor registrado no Brasil e empata com a marca de Orleans, em Santa Catarina, que experimentou este calor em 6/1/1963.

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107