bauru
bauru

Bauru alcança o 35º lugar em ranking de melhores cidades para empreender

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras, ICE, o município de Bauru se classificou em 35º lugar entre as melhores cidades para se empreender. Organizado pela Endeavor, rede de empreendedores dedicada ao fomento do tema, o estudo, que era realizado uma vez por ano, de 2014 a 2017, voltou a ser publicado em 2021.

A versão 2021 do ICE trouxe mudanças em sua realização. Atendendo a pedidos de empreendedores e gestores públicos, de cidades com grande cultura de abertura de negócios, o estudo, que antes analisava cerca de 30 cidades, sofreu uma expansão, englobando agora as 100 maiores cidades do país.

Além disso, o ICE contou também com novos parceiros, técnicos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pesquisadores da Universidade de Brasília, auxiliando a equipe da Endeavor na coleta de dados. A pesquisa avaliou 60 indicadores municipais, divididos em sete pilares para o crescimento de um negócio: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Disponibilidade de Crédito, Mercado, Formação da Mão de Obra, Inovação e Cultura empreendedora.

Apesar de a cidade de São Paulo se manter em primeiro lugar, o estudo de 2021 traz dados muito positivos em relação a outros municípios, que não sejam as capitais, demonstrando seu potencial crescente em relação ao desenvolvimento e promoção de atividade empreendedoras.

Completam a lista das dez cidades mais empreendedoras Florianópolis (SC), Osasco (SP), Vitória (ES), Brasília (DF), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o ICE, um dos grandes fatores para essa expansão foi a crise sanitária causada pela COVID-19. O trabalho à distância e os desafios econômicos incentivaram o crescimento da cultura empreendedora no país.

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107