polio
polio

Campanha de Vacinação contra a Pólio termina nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde antecipou para esta quinta-feira (29/10), o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, iniciada no dia 05 de outubro.

O término da campanha estava previsto para o próximo dia 30, assim como ocorre em todo o Estado de São Paulo, mas em Bauru foi antecipado devido ao ponto facultativo do Dia do Servidor.

Desde o início da campanha, até o dia 22 deste mês foram administradas 5.869 doses da vacina contra poliomielite, o que equivale a 34% da cobertura vacinal. A meta estimada em Bauru é de imunizar 95% do público-alvo.

A vacinação contra poliomielite é destinada a crianças de um ano a menores de cinco anos e a Multivacinação às crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Nacional
De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde (MS), divulgado no dia 26, apenas 35% do público-alvo foram vacinados, o que corresponde a 4 milhões de crianças nessa faixa etária. Faltam, portanto, vacinar 7,3 milhões de crianças para que se atinja a meta de imunizar 11,5 milhões do público-alvo.

Polio
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos. O vírus entra por meio da boca e do nariz e se multiplica na garganta e no trato intestinal. Dali, alcança a corrente sanguínea e pode atingir o cérebro. Quando a infecção ataca o sistema nervoso, destrói os neurônios motores e provoca paralisia nos membros inferiores. A pólio pode, inclusive, levar o indivíduo à morte se forem infectadas as células nervosas que controlam os músculos respiratórios e de deglutição.

O poliovírus pode ser transmitido por meio de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto com uma pessoa infectada. A doença é tão contagiosa que pode ser pega no ar, principalmente por pessoas que convivem com portadores do vírus. Quem tem poliomielite pode transmitir a doença semanas após a infecção.

A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107