WhatsApp Image 2021 02 01 at 17.05.42
WhatsApp Image 2021 02 01 at 17.05.42

DAE realiza testes finais no painel de automação da unidade Zona Norte

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru, em parceria com a empresa Pacaembu Construtora, implantou o primeiro sistema de automação em uma das Unidades de Produção e Reservação de água localizada na região norte do município.

Essa ação faz parte de um conjunto de obras, executadas em contrapartida com os empreendimentos residenciais Vargem Limpa I e II, que inclui a construção de um reservatório elevado de 450 mil litros, instalações hidráulicas, além de todo o sistema de bombeamento composto por dois conjuntos motobomba, um painel de força e outro de automação.

O destaque está no painel de automação, que foi projetado e montado pela equipe técnica do DAE, com o fornecimento de todos componentes e materiais elétricos pela empresa Pacaembu. O painel, juntamente com os instrumentos de medições (medidor de vazão, pressão e nível) formam o sistema de automação, que permitirá futuramente o monitoramento e controle da Unidade de maneira remota, através de um Centro de Controle Operacional – CCO – que será implantado no DAE.

O Plano Diretor de Água identificou e apontou um conjunto de ações estratégicas para que se possa atingir um aumento de performance no atual sistema de abastecimento, reduzindo-se as perdas existentes e aumentando a disponibilidade para atendimento futuro da expansão urbana.

Automatizar o processo de captação, tratamento e distribuição de água é fundamental para fazer frente às ações de economia que, por sua vez, trarão reflexos na diminuição do índice de perdas, além de proporcionar redução no consumo de energia elétrica e promover a utilização racional da água.

Telemetria

Há mais de dois anos o DAE vem trabalhando na concepção e elaboração de projetos, bem como na especificação de materiais e equipamentos que visam a implantação da Telemetria, Telecomando e Automação do sistema de Produção e Reservação de Água, que inclui ainda o monitoramento de segurança por câmeras em todas as Unidades através de um Circuito Fechado de Televisão – CFTV.

Atualmente o corpo técnico do DAE envolvido nessa ação trabalha nos orçamentos dos projetos para posterior elaboração de edital e contratação do serviço. Os projetos foram divididos em quatro etapas: implantação do sistema de transmissão e comunicação entre as unidades através de internet via fibra; implantação do sistema de CFTV; Aquisição de painéis de automação com instrumentação; e Aquisição de hardwares e softwares para a implantação do CCO. Essas etapas foram divididas de acordo com cada especificidade e serão conduzidas simultaneamente.

Após a implantação de toda essa infraestrutura, o DAE será capaz de gerir e monitorar remotamente e em tempo real todo o sistema de abastecimento de água do município. A ação permitirá o rápido diagnóstico de possíveis falhas e tomadas de decisão de maneira eficaz, garantindo, com isso, melhor qualidade dos serviços prestados à população, além de diminuir consideravelmente os custos operacionais.

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107