Governo usou produto não autorizado contra fogo na Chapada dos Veadeiros

O Governo de Goiás informou nesta terça-feira (13/10), que não é autorizado o uso de retardante de fogo na região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto, ao redor do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A APA é de gestão do estado e, segundo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o produto foi usado pelo governo federal para combater o incêndio que destruiu mais de 75 mil hectares de vegetação na região semana passada.

Em vídeo publicado pelo governo federal em rede social, Salles diz que o produto retardante foi usado junto com a água despejada pelos aviões. Segundo o ministro, o produto potencializa em cinco vezes a capacidade de resposta no combate ao fogo.

Por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), no entanto, o governo goiano informou em nota que não foi consultado sobre o lançamento do retardante na área e que “não há nenhuma regulamentação” sobre o produto no estado.

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107