bar
bar

Novo decreto diminui restrições para comércio, bares, restaurantes, salões e academias

Na última sexta-feira (07/08), Bauru avançou para a Fase Amarela do Plano São Paulo. No entanto, a cidade segue também o Pacto Regional e, por isso, um novo decreto foi publicado no sábado (08/08), pelo Prefeito Clodoaldo Gazzetta. As novas regras passam a valer hoje (10/08).

Neste decreto, bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e congêneres poderão optar por dividir as seis horas de funcionamento diário em dois períodos: das 11h30 às 14h30 e das 19h às 22h. Respeitando o limite de 40% da capacidade de público durante o dia e 20% à noite.

As alternativas de horário que já vigoravam anteriormente continuam valendo. Ou seja, além desta nova possibilidade, o comerciante poderá optar por abrir das 10h às 16h, com 40% da capacidade de assentos, ou, se preferir, das 18h às 23h, com 20% da capacidade.

De acordo com o decreto, os food trucks também estão autorizados a receber os clientes das 10h às 16h ou das 18h às 23h, sem divisão de período. Nos demais horários, podem ser comercializados alimentos embalados para viagem. A venda de bebidas alcoólicas continua proibida em qualquer estabelecimento das 23h às 5h.

Outra novidade é a ampliação de dias de funcionamento do comércio, que agora pode abrir ao público todos os dias da semana, e não mais de quarta a sábado. O expediente dos shoppings continua das 13h às 19h, com praças de alimentação autorizadas a operar das 12h às 18h. O comércio de rua funciona das 10h às 16h, com capacidade de público reduzida a 40% do limite ou a um cliente para cada 7m² de área de compras – o que for mais restritivo.

Já os shoppings funcionam com 40% da capacidade, sendo que, nas lojas e praça de alimentação, o acesso deverá ser de um cliente para cada 7m². Em todos os estabelecimentos comerciais, seguem autorizados os serviços de delivery e drive thru nos demais horários. Nas lojas, o uso de provadores segue proibido.

Os estabelecimentos de estética, como salões de beleza, barbearias e manicures, também foram beneficiados. A partir de hoje eles voltam a abrir as portas ao público, com acesso de um cliente para cada 7m² de área de atendimento ou até 40% da capacidade, prevalecendo o que for mais restritivo. A permanência de clientes em sala de espera segue proibida.

Já nas academias, não há mais necessidade de os alunos apresentarem prescrição médica. O acesso é limitado a um aluno para cada 7m² de área de treino ou até 30% da capacidade, prevalecendo o que for mais restritivo. Há exigência de garantia de distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Atividades físicas ao ar livre sem contato físico direto entre os participantes também continuam permitidas.

O conteúdo completo do decreto está disponível na versão online do Diário Oficial de Bauru, para conferir clique aqui.

Por Redação e JCNet

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107