renato
renato

Polícia faz busca por músicas inéditas de Renato Russo no Rio

A Delegacia de Repressão contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) fez uma operação, nesta segunda-feira (26/10), para tentar encontrar possíveis músicas inéditas do cantor e compositor Renato Russo. Durante a ação, em um estúdio, foram apreendidos CDs, HDs e uma torre de computador. No material, foram encontradas 30 versões de músicas nunca lançadas oficialmente.

O material estava em equipamentos do dono do estúdio de gravação, que fica em Botafogo, na Zona Sul do Rio. A polícia acredita que o proprietário do estúdio possa ter tido acesso ao material a partir de contatos com a gravadora, que mantinha as músicas em seu acervo.

Renato, que morreu em 1996, teria utilizado o estúdio durante seus últimos anos de vida. Segundo o delegado responsável pelo caso, na análise do material apreendido, os agentes encontraram 30 versões nunca lançadas oficialmente e tentam encontrar um possível repertório inédito de autoria de Renato. Entre as músicas estão versões de canções da Legião Urbana e algumas desconhecidas dos agentes, que podem ser inéditas.

A investigação começou há um ano, quando Giuliano Manfredini, filho de Renato e detentor dos direitos autorais de parte de sua obra, fez a denúncia na delegacia.

A operação foi batizada de “Será?”, uma das composições do artista. Um advogado do dono do estúdio esteve na Cidade da Polícia, à tarde, e agendou seu depoimento para quinta-feira.

“O cumprimento do mandado de busca e apreensões foi altamente produtivo e conseguimos provas robustas, que em breve vão ajudar a esclarecer toda a verdade sobre o que estava acontecendo. Tem pelo menos trinta músicas em versões inéditas”, afirmou o delegado Mauricio Demétrio, titular da DRCPIM.

“Foi feito um serviço, a pedido de uma gravadora, e há menções de canções e versões de canções inéditas. E a gente tem que confrontar dono do direito autoral, que é o filho do Renato Russo, para ver se ele tinha conhecimento desse material que está no caixa-forte de uma gravadora”, acrescentou o delegado, à tarde.

Por G1

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107