covid
covid

São Paulo confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus no estado

São Paulo confirmou na noite desta quarta-feira (16/12), o primeiro caso de reinfecção por coronavírus no estado. A informação foi divulgada pela assessoria da Secretaria Estadual da Saúde. A paciente é uma mulher de 41 anos, moradora de Fernandópolis (SP), no noroeste do estado.

Em nota, a secretaria afirmou que ela desenvolveu a doença em junho, com resultado positivo em exame laboratorial. A mulher se curou e teve nova detecção de covid-19 em novembro, 145 dias após o primeiro diagnóstico. O caso apresentou todos os critérios estabelecidos em nota técnica do Ministério da Saúde para confirmação de reinfecção, segundo a pasta.

Os dois exames foram analisados pelo laboratório regional do Lutz de São José do Rio Preto, cidade próxima a Fernandópolis. O Laboratório Estratégico do Instituto Central, localizado na capital, fez o sequenciamento do genoma completo e identificou que se trata de duas linhagens distintas do vírus —o que pode justificar a reinfecção.

O secretário de Saúde de Fernandópolis, Ivan Veronesi, disse que a mulher passa bem, não precisou ser hospitalizada e apresentou sintomas parecidos nas duas ocasiões, como dor de cabeça, febre e tosse.

Na semana passada, o Ministério da Saúde informou o primeiro caso de reinfecção no país e disse que havia pelo menos 58 outros casos suspeitos sendo investigados em nove estados.

Por UOL

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107