hiv
hiv

Saúde realiza Campanha de Prevenção ao HIV e Sífilis

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais, com apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento e Centro de Referência em Moléstias Infecciosas, realizará até 04 de dezembro de 2020 a Campanha de Testagem de HIV e Sífilis.

A ação tem como tema “Fique Sabendo – Faça o teste da aids e da sífilis”, em alinhamento à Campanha Estadual de Testagem. A campanha anual é uma importante ação de intensificação da testagem e tem o objetivo estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste de HIV e de sífilis, principalmente quem tem vida sexual ativa, nunca realizou os teste ou os que pertence aos grupos mais atingidos pelas doenças.

Pandemia
De acordo com a Coordenação Estadual, a pandemia de Covid-19 tem causado forte impacto na oferta de testagem do HIV e da sífilis nos municípios paulistas. A média mensal de solicitação de testes rápido de HIV caiu aproximadamente 50% em relação aos mesmos meses de 2019.

A campanha este ano também visa promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico. O Departamento Nacional de IST/Aids e Hepatites Virais, assumiu frente a comunidade internacional o desafio proposto pela UNAIDS de atingir a meta 90/90/90, assim pretende-se que:

•90% de todas as pessoas com o HIV saibam que tem o vírus;
•90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente;
•90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral, levando-a a níveis indetectáveis;
•E zero discriminação.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada nesta cadeia de cuidado contínuo de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral. E, no caso da sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

Dados epidemiológicos apontam que no estado de São Paulo a infecção pelo vírus HIV é particularmente preocupante entre os jovens, homens que fazem sexo com homens, pessoas que usam drogas e profissionais do sexo.

Serviço
A testagem rápida é realizada no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), nos dias 2, 3 e 4/12 das 7h às 15h, e no dia 01/12 das 7h às 19h. É necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, Carteira de Vacina e Comprovante de Endereço.

O CTA fica na rua Quinze de Novembro, nº 3-36, Centro. Telefones para contato: 3234-2576 ou 3223-2355 c/ Josiane.

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107