WhatsApp Image 2020 12 30 at 15.53.34
WhatsApp Image 2020 12 30 at 15.53.34

Serviços da Saúde terão novos endereços a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (04/01), o Banco de Leite Humano, a UBS Nova Esperança, o Departamento de Saúde Coletiva e o Serviço de Orientação e Prevenção do Câncer atendem em novo endereço.

A UBS NOVA ESPERANÇA “Dr. Luiz Castilho” (foto acima), estará na Rua Benedito de Abreu, s/n.

O novo prédio proporcionará aos usuários e funcionários um atendimento digno e de qualidade, promovendo assim o bem-estar de servidores e usuários. Em média são 542 consultas médicas/mês realizadas, além dos demais atendimentos e serviços como aplicação de vacinas, que somente neste ano atingiu 9.761 doses aplicadas.

A Unidade Básica Nova Esperança, que foi inaugurada em agosto de 1984, tem horário de atendimento das 7h às 17h e conta com uma equipe composta por: 02 Clínicos Geral, 02 Pediatras, 02 Generalistas, 02 Dentistas, 01 ACD, 02 Enfermeiros, 01 Assistente Social, 01 Nutricionista, 03 Técnicos de Enfermagem, 05 Auxiliares de Enfermagem, 02 Agentes Administrativo, 01 Atendente de Administração e 02 Serventes para atender a população estimada em 20.163 habitantes.

O BANCO DE LEITE HUMANO (BLH) funcionará no prédio anexo a Casa da Mulher, localizada na Avenida Nações Unidas, 27-28, na Vila Nova Cidade Universitária.

Nereida Panichi, coordenadora do Banco de Leite. Foto: Assessoria Prefeitura de Bauru

O Banco de Leite Humano foi inaugurado no dia 1º de agosto de 1984. Há 36 anos o serviço realiza coleta, pasteurização e distribuição do leite humano para crianças do município, atendidas na Maternidade Santa Isabel, e os dois hospitais privados de Bauru. Em 2020, até o mês de novembro, foram distribuídos 683.360 litros de leite, a partir de 739 doadoras.

O BLH também realiza atendimento às mulheres e recém-nascidos quanto aos problemas relacionados a amamentação e cuidados com as mamas durante o processo de aleitamento; coleta e distribuição do leite humano; análises para garantir o controle de qualidade; além do atendimento de odontopediatria de atenção à criança. Somente neste ano, foram mais de 3.100 atividades assistenciais, entre atendimentos individuais, em grupo e visitas domiciliares.

O DEPARTAMENTO DE SAÚDE COLETIVA atenderá na Rua Machado de Assis, 15-60, na Vila Universitária.

Sala das vacinas da nova unidade do Departamento de Saúde Coletiva. Foto: Assessoria Prefeitura de Bauru

A Vigilância de Saúde necessitava de novas instalações devido as necessidades de ampliações em seus serviços e de um local adequado ao Setor de Imunização, além da necessidade de centralização das coordenações das Vigilâncias Ambiental, Epidemiológica e Sanitária em um só espaço, setores que trabalham em conjunto. Melhorando assim a logística dos processos, centralização do comando e direções de vigilância, e consequente eficiência na prestação de serviços.

A Sala de Vacina passou de 30m² para mais de 100m², tendo capacidade para abrigar 30 câmaras frias, dobrando a capacidade atual e acompanhando assim o crescimento da população pelos próximos 10 anos.

De acordo com a Prefeitura, o setor de Vigilância teve crescimento devido a grande epidemia da dengue enfrentada pelo município em 2019, e atualmente com a Covid, necessitando de mais profissionais. O espaço físico assim, precisava se adequar às necessidades para este enfrentamento e os futuros.

E o SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO DO CÂNCER (SOPC) passa a atender na Rua Araújo Leite, 13-60, no Centro.

Trata-se de uma unidade referencial de oncologia mantida pelo Município, fundado há 20 anos, prestando serviços 100% SUS a toda a população do município e de outras 17 cidades da área de abrangência da Divisão Regional de Saúde (DRS VI).

O Sopc possui uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiro, psicólogo, assistente social e pessoal de apoio. O usuário é encaminhado quando apresenta alguma surpresa de neoplasia e é referenciado pela rede básica, sendo que estas vagas são reguladas pela Central de Ofertas de Serviço de Saúde. Os casos positivos de câncer são encaminhados para tratamento nos hospitais de referência conforme regulação Rede Hebe.

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107