plenario camara
plenario camara

Vereadores, prefeita e vice-prefeito eleitos tomam posse na Câmara de Bauru no dia 1º de janeiro

A Solenidade de Posse e a Sessão de Instalação da Legislatura 2021-2024 serão realizadas no dia 1º de janeiro, sexta-feira, a partir das 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Bauru.

Na ocasião, serão empossados a prefeita eleita, Suéllen Rosim, e o vice-prefeito eleito, Dr. Orlando Costa Dias, os 17 vereadores eleitos – todos devidamente diplomados pela Justiça Eleitoral: Coronel Meira (PSL), Chiara Ranieri (DEM), Edson Miguel (Republicanos), Telma Gobbi (PP), Mané Losila (MDB), José Roberto Segalla (DEM), Luiz Carlos Bastazini (PTB), Serginho Brum (PDT), Ricardo Cabelo (Republicanos), Guilherme Berriel (MDB), Beto Móveis (Cidadania), Estela Almagro (PT), Júnior Rodrigues (PSD), Markinho Souza (PSDB), Eduardo Borgo (PSL), Marcelo Afonso (Patriota) e Pastor Bira (Pode).

Antes de assinarem o Livro de Posse, os escolhidos pelos bauruenses para ocuparem os principais cargos dos Poderes Executivo e Legislativo em Bauru prestarão seus compromissos para o cumprimento das Constituições Federal e Estadual e da Lei Orgânica, para a observância das leis, promoção do bem-estar do povo e defesa da autonomia do município.

No caso dos parlamentares, também prometerão cumprir e respeitar o Regimento Interno da Câmara.

Os trabalhos serão presididos pelo vereador reeleito Coronel Meira, por ter sido o mais votado nas Eleições Municipais de 2020.

A convite dele, vão secretariar a Sessão a vereadora Chiara Ranieri e o vereador eleito Edson Miguel.

Após a formalização da posse, usarão a Tribuna do Plenário a prefeita eleita, Suéllen Rosim, em nome do Poder Executivo, e o vereador eleito Eduardo Borgo, em nome do Legislativo.

Em razão das medidas sanitárias de distanciamento para a prevenção à disseminação da COVID-19, o acesso ao prédio do Legislativo será restrito aos eleitos, aos servidores convocados e a equipes de imprensa previamente credenciadas que farão a cobertura jornalística.

Uma Sala Virtual será composta por autoridades civis e militares convidadas.

A Solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara TV (Canal 10 da Claro/NET e Canal 31.3 no Sinal Aberto Digital); pela Rádio Câmara, nos 93,9 FM; e pela Internet, no YouTube e no Portal Legislativo.

Eleição da Mesa Diretora
Na sequência da Posse, os 17 vereadores elegerão a Mesa Diretora da Câmara Municipal para o Biênio 2021-2022 na Sessão de Instalação.

Para a escolha dos cargos de presidente, vice-presidente, primeiro/a e segunda/a secretários/as, serão respeitadas as seguintes regras: se houver empate entre dois candidatos mais votados, será realizada nova votação entre ambos; a votação é aberta e nominal – para cada um dos cargos, a ordem dos votantes será definida por sorteio.

Não há registro prévio de candidaturas e a eleição para cada cargo se dará separadamente.

Inicialmente, o presidente da Sessão solicitará que líderes partidários ou quaisquer outros parlamentares indiquem os candidatos à presidência da Mesa Diretora.

Cada um dos candidatos poderá ocupar a Tribuna Legislativa por dez minutos, a fim de explanar suas principais propostas para a gestão da Casa. Depois, será aberta a votação.

Definida a presidência, o rito se repetirá para a escolha, nesta ordem, da vice-presidência, da primeira e da segunda secretária. Para esses três cargos, porém, não haverá o tempo para que os candidatos discursem.

Após o anúncio da nova Mesa Diretora, o/a presidente eleito/a fará um pronunciamento aos pares.

Prefeitura
Na sequência, às 19h30, será realizada a solenidade de posse da prefeita eleita Suéllen Rosim e do vice-prefeito Dr. Orlando Costa Dias, no piso térreo da Prefeitura de Bauru, na Praça das Cerejeiras.

Por Redação e Assessoria Câmara Municipal

Compartilhe nas Redes Sociais

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/e13combr/public_html/96fm/wp-includes/functions.php on line 5107